A atual crise hídrica do Brasil é a pior da história, apesar do país possuir um quinto da reserva hídrica do mundo. Vários estados e suas principais cidade vivem dias de racionamento e a crise agrava-se dia após dia. A escassez da oferta de água no Brasil tornou-se mais grave a partir de 2014, quando a região sudeste foi a mais afetada. Segundo a Política Nacional de Recursos Hídricos?? a água é um bem de domínio público, mas nem por isso devemos trata-la com desprezo. O crescimento demográfico e, consequente, o aumento do consumo; a diminuição do volume de chuvas (devido ao crescente desmatamento) e o desperécio são as principais causas da insuficiência deste bem tão precioso. Para evitar a carência deste recurso não podemos só fazer a economia do seu consumo, precisamos fazer mais.

O uso consciente é primordial, mas eficência e eficêcia no trato não é simplesmente fechar as torneiras ou elaborar um PCA ??? Programa de Conservação de Água (que implica em elaborar ações para otimizar o consumo de água com a consequente redução do volume de efluentes gerados), devemos pensar em como usar e em também em como reutilizar. Como a diversidade de uso é grande deve-se atentar para os parâmetros de análise da água para cada classe de reuso. É importante o controle de alto teor de surfactantes, matéria orgânica, nitrato e fosforo, turbidez elevada e matéria fecal. Uma pesquisa da Universidade de São Paulo?? encontrou presença de coliformes fecais em 98% das amostras coletadas nos reservatórios de água de chuva, 91% das amostras tinham clostr??dio sulfito redutor (causador de intoxicação alimentar), em 98% das amostras existia enterococos (causam diarreias agudas) e em 17% das amostras continham pseudômonas (provocam infecções urinárias).

O reuso da água é cada vez mais necessário, porém, para reutilização inteligente da água, não se pode fazê-lo de qualquer forma. Deve-se respeitar alguns procedimentos definindo sua utilização quanto a classificação. São 4 tipos de classes, algumas serão utilizadas na construção civil, outras para resfriamento em torres de ar condicionado, outras para bacias de vasos sanitários e lavagens de roupas, carros e pisos.

Um projeto bem elaborado para reuso de água deve conter:

  • Identificação da classe de reuso;
  • Identificação de qual tipo de água vai ser reutilizada;
  • Definição e dimensionamento da ETA a ser utilizada (processo e volume de tratamento);
  • Identificação e dimensionamento dos locais em que a água será reutilizada;
  • Dimensionamento da Reserva técnica;
  • Projeto de ???as built???. (Projeto de como foram executadas as alterações).

Devemos lembrar também que todas as fontes alternativas de água devem ser tratadas de forma a respeitar suas características, estas fontes podem ser as águas cinzas (chuveiros, lavatórios, tanques e máquinas de lavar), águas pluviais (provenientes das chuvas), águas de drenagem de terrenos (água que aflora ou mina na escavação de terrenos para construção) e águas negras (esgoto proveniente de bacias sanitárias e cozinha).

Definir ações técnicas quanto ao uso da água (identificando falhas nas instalações hidráulicas), instalar dispositivos e equipamentos (que reduzem o consumo), elaborando campanhas educacionais (para economia da água), definir o tratamento adequado da água para reuso (utilizando as normas técnicas), incentivar e exigir a aplicação das normativas das concessionárias e agencias regulamentadoras são alguns exemplos de ações que irão colaborar, a médio e longo prazo, para melhoria do cenário hídrico nacional.

 

?? Lei N?? 9.433, de 8 de??janeiro de 1997, ART 1??, inciso I.

?? MAY, SIMONE. Estudo da viabilidade do aproveitamento da água de chuva para consumo não potável em edificações. S. May. ??? São Paulo, 2004. 124 p.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *