O Governo Federal cancelou em dezembro de 2016 o Leilão de Reserva (LER) que comercializaria usinas eólicas e solares com o argumento que existe excesso de oferta de energia, na ordem de 8.000Kw. A decisão causou perplexidade no setor, tendo em vista que este foi um dos poucos setores que cresceu mediante a crise. Com a desaceleração do crescimento a oferta de energia ficou maior que o esperado.

Neste mês governadores de alguns estados do nordeste estiveram com o Ministro das Minas e Energia, Fernando Coelho Filho, para mostrar que bilhões de reais em investimentos externos, estão envolvidos no LER, deixaram de ser investidos e toda uma cadeia industrial poderia ser abalada. O Governo Federal também deve se preocupar com a credibilidade junto aos investidores externos. Muitos já se encontravam preparados, inclusive com pré-contratos assinados, deixando assim uma insegurança no investidor, o que vai contra as príprias diretrizes do Governo Federal quanto ?? intenção de atrair investimentos internacionais.

Os governadores lembraram o ministro que a energia do LER só entrará em operação no sistema em 2020, por se tratar de investimentos ao longo prazo. A realização dos leilões continuariam a aquecer o mercado ajudando no crescimento econômico e sustentável na crise que estamos enfrentando. O ministro prometeu estudar as medidas encomendando à secretaria de planejamento do Ministério das Minas e Energia um estudo para reavaliar essa demanda.

Por: Eng. Cláudio Marcelo Monteiro de Souza

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *